A ambiguidade diz respeito ao duplo sentido que pode existir em uma palavra, em uma frase, ou mesmo em um texto inteiro, a depender do ponto de vista sobre ele. Diferente da polissemia, há dois possíveis sentidos em uma mesma frase, em um mesmo contexto. Na polissemia, contextos diferentes é que provocam sentidos diferentes.
Conforme esclarece Fernando Pestana, a duplicidade de sentidos pode decorrer de diversos fatores, dentre os quais o autor trabalha: a distinção entre agente e paciente, o mau uso de pronomes e pronomes relativos, a má colocação de palavras, a própria polissemia, dentre outros.
Também essencial para o estudo da semântica é a compreensão dos conceitos de denotação e conotação. A denotação diz respeito à utilização das palavras em seu sentido literal, ou seja, aquele que encontra no dicionário. (Denotação - Dicionário). Já a conotação é a utilização das palavras em sentido diverso desse primário; uma palavra apresenta sentido conotativo quando está sendo utilizada de forma simbólica, figurada. Exemplos: