Atividades Acadêmicas
O que são atividades acadêmicas?
Aqui a palavra "academia" será utilizada como um sinônimo de ensino superior, ou seja, de universidade.
As atividades acadêmicas são as que estão relacionadas com o desenvolvimento acadêmico e pedagógico do aluno, estimulando os estudos, a autonomia intelectual, a preparação e o aperfeiçoamento profissional. Exemplos clássicos são a leitura, o seminário e a iniciação científica, que vamos explorar mais a frente.
De modo geral, as atividades acadêmicas estão relacionadas ao tripé que sustenta a universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Imagem 1
Vejamos o significado de cada pilar separadamente:
- Ensino: corresponde à transmissão de conhecimento e de técnicas práticas de determinada área. Costuma ser de um docente a seus alunos, visando também à criação de novos docentes, além do ponto central de disseminar o conhecimento;
- Pesquisa: criação e desenvolvimento de novos conceitos, processos e tecnologias a partir das bases construídas pelo ensino. Projetos de pesquisa visam inovações de conhecimento e normalmente se ligam à pós-graduação;
- Extensão: aplicação do conhecimento adquirido pelo ensino e pela pesquisa à comunidade em que se insere a academia. Os projetos de extensão visam à melhoria da sociedade e fornecem rica experiência aos participantes.
Exemplos de atividades acadêmicas
Leitura
A leitura pode ser realizada a partir de diferentes técnicas, de acordo com a necessidade de aprofundamento de cada matéria. A escolha da técnica adequada permite a otimização do tempo de estudo. Algumas delas são:
- Leitura por scanning; é aquela feita por tópicos, por meio do sumário e de palavras-chave; frequentemente utilizada para explanar o pensamento de determinado autor sobre um tema específico
- Leitura por skimming: realizada para extrair a essência da obra, para explanar o pensamento do autor como um todo, sem se atentar para detalhes;
- Leitura de estudo: tem o objetivo de absorver completamente o conteúdo e compreender verdadeiramente seu significado;
- Leitura crítica: visa à formação de um ponto de vista sobre o texto, comparando com outros dados, analisando metodologia, argumentação e atualização.
Seminário
Técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate em grupo. Realizada com especialização em diferentes temas de conhecimento, em busca de novas ideias e trocas de experiências acadêmicas. Tem por objetivos:
- Ensinar pesquisando
- Revelar tendências e aptidões para pesquisa
- Dominar uma metodologia científica
- Ensinar metodologias de pesquisa
- Avançar o debate científico
- Expor resultados
- Ensinar a trabalhar em grupo e a desenvolver o sentido de comunidade intelectual entre os participantes
Iniciação Científica
É uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação, com pouca ou nenhuma experiência científica. Pode ser utilizada como base teórica para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O desenvolvimento deste trabalho é acompanhado por um professor orientador e pode ser financiado por alguma agência de fomento, como por exemplo, CNPQ, FAPESP, FAPERJ, FAPEMIG, entre outras.