Técnicas de Pesquisa, Métodos de Procedimento e de Abordagem
Método ou métodos
O primeiro termo, posto no singular, “método” (ou metodologia), refere-se ao sentido amplo da palavra, englobando todos os procedimentos gerais, todo o caminho percorrido para se chegar à conclusão científica (técnicas de pesquisa, métodos de procedimento e de abordagem).
Quanto ao segundo termo, posto no plural, “métodos”, diz respeito ao sentido estrito da palavra, referindo-se individualmente a cada diferente tipo de caminho, procedimento específico, nível de abstração e finalidade utilizados para se chegar à conclusão.
Técnicas de pesquisa
Técnica é o conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência. É a parte prática na execução de uma pesquisa, utilizada para a coleta de dados. Toda ciência utiliza inúmeras técnicas para alcançar seus objetivos (por meio de documentos ou questionários, pesquisas de opinião ou bibliográficas, enfim).
Métodos de procedimento
Correspondem às etapas mais concretas de investigação, para explicar fenômenos gerais e menos abstratos. São as expertises especializadas utilizadas nas etapas de análise e interpretação dos dados coletados e/ou fenômenos observados.
Os métodos de procedimento podem ser utilizados em conjunto ou isoladamente (exemplo: método estatístico e método comparativo), objetivando a interpretação dos dados coletados na fase antecedente da pesquisa.
Métodos de abordagem
Constitui, por fim, numa abordagem mais ampla de toda a pesquisa realizada sobre o objeto/fenômeno estudado, com um nível de abstração maior. É utilizado para a conclusão da pesquisa (exemplos, método de dedução e método de indução – repetição de dados que leva a determinada conclusão provável).