A Ciência e o Conhecimento
Introdução
Em linhas simples, definiremos a ciência como um modo de explicação da realidade; um tipo conhecimento considerando a partir do conjunto de informações advindas da experiência, crenças, valores e aprendizagem.
Poderíamos defini-la simplesmente como “conhecimento atento e aprofundado de algo”, ou como corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.
Conhecimento popular
É aquele conhecimento comum, passado de geração em geração, por exemplo. Não ignora o conhecimento científico, mas não se mostra tão completo ou tão estudado quanto ele. É geralmente baseado em valores, na reflexão através do olhar para o mundo. Não é sistematizado, não há uma metodologia científica por trás dele. Trata-se, então, de conhecimento inexato e impreciso.
Conhecimento filosófico
Baseado em um conjunto de situações lógicas, afirmações fundamentadas e questionamentos racionais, procura fazer uma interpretação da realidade de forma lógica. É sistematizado e exato, mas não sujeito a verificação, isto é, não se pode confirmar, pois trata sobretudo de questões subjetivas, imateriais e suprassensíveis, como os conceitos e ideias.
Conhecimento religioso ou teológico
É inspiracional, tratando-se de um conhecimento obtido a partir do sobrenatural. É sistematizado, tenta explicar “tudo”, a nossa origem, o mundo... É infalível e exato, porém dogmático e baseado em fé, ou seja, puramente mediante a aceitação de uma revelação divina; nada pode ser provado cientificamente.
Conhecimento científico
Baseado em fatos empiricamente confirmáveis, e não em valores. É contingente, ou seja, é verificável por meio de experimentos. É sistematizado, já que se desenvolve de acordo com um método ou uma ordenação (sistematicamente). É falível, pois nunca definitivo. É aproximadamente exato e muito próximo do que é a realidade. É o conhecimento mais aceito em relação ao saber e experimentar o mundo, tanto que a ciência é uma das formas de se chegar à verdade, de se aproximar da exatidão, mais bem aceitas hoje, e definitivamente a forma à qual mais se recorre para produzir conhecimento.